Ismael Alves – Neste sábado (5), profissionais da enfermagem realizaram um protesto pacífico em frente ao Hospital da Restauração (HR), em Recife, cobrando da governadora Raquel Lyra (PSD) o pagamento de plantões extras atrasados, incluindo o mês de janeiro, que seguem sem previsão de pagamento. O deputado estadual Gilmar Júnior, enfermeiro e presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), participou do ato em apoio à categoria.
Aos gritos de “Raquel, pague o meu dinheiro”, os profissionais denunciaram a falta de pagamento dos plantões extras, modalidade de trabalho em que profissionais prestam serviços ao estado sem vínculo empregatício e deveriam receber até o quinto dia útil do mês seguinte. No entanto, muitos não receberam ou tiveram valores incorretamente repassados. “Existem casos de profissionais que trabalharam 6 plantões extras em janeiro e só receberam 2. Como pode isso? Trabalhar sem receber nada?”, questionou Gilmar Júnior em publicação nas redes sociais.
Além da pendência dos plantões, a enfermagem pernambucana também não recebe o piso nacional da categoria, mesmo com recursos em caixa. “Essa coisa dos pagamentos dos plantões é uma das coisas mais vergonhosas que o estado de Pernambuco tem, minha gente”, afirmou o deputado, que ainda criticou a falta de transparência e a precarização do trabalho: “Não chama o povo do concurso, ninguém sabe de nada, não faz um novo concurso, e quando pensa no extra é essa vergonha de pagamento”.
Gilmar Júnior reforçou a indignação com a situação: “O governo do estado diz que está em dia, mas falta com a verdade. Um executivo que inviabiliza profissionais de enfermagem e os trata como escravos”. Ele destacou que muitos profissionais aceitam as condições por necessidade, mas são enganados: “O profissional aceita porque precisa pagar as contas e levar comida pra mesa, acreditando que vai receber corretamente”.
O protesto buscou dar visibilidade à realidade enfrentada pelos trabalhadores da saúde e pressionar o governo a cumprir suas obrigações. *”Respeite os trabalhadores!”*, concluiu o deputado, direcionando a mensagem à governadora Raquel Lyra.
Veja o vídeo: