A pedido do relator da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia de de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Waldemar Borges (PSB), a governadora Raquel Lyra (PSD) terá que enviar ao Poder Legislativo Estadual mais informações justificando o novo pedido de empréstimo.
O PL 2692/2025, de autoria do Executivo Estadual, pede autorização para contratação de crédito no valor de R$ 1.512.205.279,42. O ofício da CCLJ solicita que a mandatária envie estudo da relação custo/benefício do empréstimo; qual o interesse econômico e social do respectivo crédito e a comprovação de que o montante está dentro do teto de dívidas já feitas pelo Estado.
“A CCLJ só está solicitando que o Projeto de Lei , apresentado pelo Governo, cumpra os requisitos que estão na Lei de Responsabilidade Fiscal e quer mais transparência e segurança à situação financeira dos cofres públicos do estado de Pernambuco”, disse o presidente da Comissão, deputado Coronel Alberto Feitosa.
O Governo fez 2 pedidos de empréstimos em 2023, primeiro ano da gestão Raquel Lyra, 4 em 2024 e este agora em 2025. O valor total de empréstimos ao Governo de Pernambuco já ultrapassa R$ 8 bilhões.