
Ismael Alves – O presidente Donald Trump reagiu de forma agressiva à recente decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que barrou as taxas alfandegárias aplicadas pelo seu governo. Em anúncio realizado neste sábado (21), o republicano oficializou o aumento do imposto mundial de 10% para 15%, utilizando uma estratégia de aplicação imediata fundamentada em níveis que ele considera legalmente protegidos.
Através da rede Truth Social, Trump declarou que irá, “com efeito imediato, elevar a tarifa mundial de 10% sobre países, muitos dos quais vêm explorando os EUA há décadas, sem retaliação (até a minha chegada!), para o nível totalmente permitido e legalmente testado de 15%.” O presidente ainda sinalizou que sua equipe econômica passará os próximos meses definindo novos tetos tarifários dentro das permissões legais para dar continuidade ao seu projeto de governo.
Críticas diretas ao Judiciário e divisão na Corte
A medida é uma resposta clara ao revés sofrido na última sexta-feira, quando a maioria dos magistrados rejeitou as políticas tarifárias da Casa Branca. Durante coletiva na sala de imprensa, o presidente não poupou palavras ao atacar os juízes que votaram contra a medida, classificando o resultado como profundamente decepcionante.
Trump expressou descontentamento específico com membros indicados por ele mesmo, como Amy Coney Barrett e Neil Gorsuch, que se uniram ao presidente da Corte, John Roberts, e à ala liberal. “A decisão da Suprema Corte sobre as tarifas é profundamente decepcionante, e estou envergonhado de certos membros da Corte, absolutamente envergonhado por não terem a coragem de fazer o que é certo para o nosso país”, afirmou o mandatário, completando que tais juízes são, “francamente, uma vergonha para a nossa nação”.
Apoio aos votos dissidentes
Em contrapartida, o republicano fez questão de isolar e elogiar a ala conservadora que se manteve fiel à sua tese econômica. Ele direcionou agradecimentos públicos aos magistrados Clarence Thomas, Samuel Alito e Brett Kavanaugh. “Gostaria de agradecer e parabenizar os juízes Thomas Alito e Kavanaugh pela força, sabedoria e amor pelo nosso país”, destacou Trump.
Para o presidente, os argumentos dos votos vencidos são irrefutáveis. Segundo suas palavras, “quando você lê os votos dissidentes, não há como alguém argumentar contra eles”. A nova alíquota de 15% entra em vigor enquanto Washington se prepara para uma nova rodada de disputas jurídicas sobre os limites do poder presidencial no controle do comércio exterior.
LEIA TAMBÉM: Desfile em homenagem a Lula na Sapucaí será analisado pelo TSE por possível propaganda antecipada













