G1 – O delegado substituto de Fernando de Noronha, Luiz Alberto Braga de Queiroz, atirou num homem durante uma festa no Forte dos Remédios, fortaleza histórica do arquipélago, na madrugada de segunda-feira (5).
Segundo testemunhas, os tiros foram disparados após uma discussão provocada por ciúmes. O ambulante Emanuel Pedro Apory foi atingido na perna e precisou ser transferido para o Recife, onde está internado no Hospital da Restauração, no bairro do Derby.
Como foi a briga e qual a motivação dos tiros
O delegado Luiz Alberto Braga de Queiroz estava substituindo o delegado titular de Fernando de Noronha durante as férias dele.
Ele e uma mulher estavam numa festa no Forte dos Remédios, fortaleza histórica da ilha, quando, segundo testemunhas, Queiroz teria se incomodado com um suposto assédio do ambulante Emanuel Pedro Apory à sua acompanhante.
Nas imagens de uma câmera de segurança é possível ver que o delegado espera Emanuel sair do banheiro. Quando o ambulante se aproxima, ele mostra uma arma para o rapaz e o empurra em direção a uma parede.
Em seguida, o policial dá um tapa no peito de Emanuel, que revida com socos. Neste momento, o delegado dispara a arma e atinge a perna de Emanuel, que tenta sair do local mancando.
Quem é a vítima e qual é o estado de saúde?
Emanuel Pedro Apory tem 26 anos e trabalha como ambulante na praia, alugando guarda-sol e vendendo bebidas.
Depois de ser atingido na perna, Apory foi levado para o Hospital São Lucas, em Fernando de Noronha, onde foi atendido, e ficou aguardando uma UTI aérea para transportá-lo ao Recife.
Em boletim divulgado na terça (6), o hospital informou que o paciente passou por uma cirurgia para corrigir uma fratura exposta na perna. Apory segue internado na unidade, com quadro de saúde estável.
Quem é o delegado e o que aconteceu com ele?
O delegado Luiz Alberto Braga de Queiroz estava substituindo o titular da delegacia de Fernando de Noronha.
Segundo o site da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que concedeu o título de cidadão pernambucano ao delegado, Luiz Alberto Braga de Queiroz nasceu em Brasília, em 1988, e mudou-se para Natal ainda criança com a família;
Ele é formado em Direito, desde 2009, pela Universidade Potiguar.
Em 2013, foi aprovado como escrivão de Polícia do Distrito Federal e retornou a Brasília.
Tem pós-graduação em Direito Penal e assumiu o cargo de delegado da Polícia Civil de Pernambuco em maio de 2018.
Já atuou como delegado adjunto da Delegacia de Roubos e Furtos e já foi titular na Delegacia de Fernando de Noronha por um ano.
Luiz Alberto Braga de Queiroz embarcou de Fernando de Noronha para o Recife no início da tarde, junto com a mulher que teria sido o pivô da briga.
Nesta quarta-feira (7), o delegado foi suspenso das atividades por 120 dias.
Veja o vídeo: