
Ismael Alves — A crise na saúde pública de Pernambuco tem se aprofundado, e profissionais da enfermagem denunciam o agravamento da situação durante a gestão da governadora Raquel Lyra (PSD). Na manhã deste sábado (5), profissionais da enfermagem realizaram um ato no Hospital da Restauração para protestar contra o não pagamento do piso salarial da categoria e o atraso no pagamento de plantões extras realizados desde janeiro, ainda sem previsão de pagamento.
Apesar de contar com recursos milionários repassados pelo Governo Federal para o piso da enfermagem, o governo estadual segue represando os valores e desvalorizando os profissionais da linha de frente. A insatisfação cresce entre os trabalhadores, que apontam, além da precariedade estrutural dos hospitais, a negligência com os direitos básicos da categoria.
O movimento tem encontrado respaldo no mandato do deputado estadual Gilmar Júnior (PV), enfermeiro e presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), que vem dando visibilidade às denúncias e reivindicações da categoria, reivindicando incansavelmente ao Governo do Estado.
Diante do cenário, permanece a cobrança: até quando a governadora Raquel Lyra continuará de costas e inerte, ignorando as necessidades e os direitos dos profissionais de enfermagem em Pernambuco?