
Ismael Alves – Na última semana, uma comitiva de vereadores de Chã Grande esteve na Estação de Tratamento de Água (ETA) do município para verificar o andamento das obras de ampliação, que já se encontram concluídas e em fase de testes. A visita, que ocorreu em dois dias consecutivos, contou com a presença dos vereadores Ademir Batista, presidente da Câmara Municipal, Ceça da Saúde, Ninha de Zé Maria, Jadinho da Ceasa e Nanato, além do gerente regional da Compesa, Igor Ferreira, que acompanhou o grupo e apresentou os detalhes da nova estrutura.
A ampliação da ETA, que demandou um investimento de R$ 2,7 milhões, promete acabar com o racionamento de água no município, aumentando a capacidade de tratamento de 30 para mais de 60 litros por segundo. A obra beneficiará diretamente 17 mil habitantes, garantindo um abastecimento mais eficiente.
Durante a visita, os vereadores puderam constatar que, embora a estrutura já esteja em fase de testes, ainda estão sendo realizados ajustes finais para garantir o pleno funcionamento da estação. Ademir Batista destacou o apoio unânime da Câmara Municipal à pauta do abastecimento de água e reforçou a importância do engajamento dos Poderes Públicos para a conclusão da obra. “Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo, que contou com o empenho da Câmara, da prefeitura, da população, da Compesa e do Governo de Pernambuco. Agradecemos a todos os servidores envolvidos nesse processo”, afirmou.
Veja o vídeo
Histórico de luta
A ampliação da ETA foi acompanhada de perto pela Câmara de Vereadores, que realizou duas audiências públicas para cobrar agilidade nas intervenções necessárias. A primeira audiência, realizada em 2023, resultou no compromisso da Compesa de concluir as obras até setembro de 2024, o que não ocorreu. No entanto, após a segunda audiência, em janeiro deste ano, a nova previsão informada foi para fevereiro de 2025. A visita dos vereadores na semana passada confirmou que o prazo foi cumprido, marcando um importante avanço para o município.
Além das audiências públicas, a Câmara de Vereadores, em parceria com a prefeitura, também promoveu agendas na sede da Compesa, no Palácio do Governo de Pernambuco e acionou o Ministério Público do Estado para garantir a conclusão das obras. O prefeito Sandro Advogado também esteve presente nas discussões, reforçando a cobrança por melhorias no abastecimento de água. Em janeiro, compareceu à Audiência Pública na Câmara, participando do início ao fim do evento, solicitando atenção da Compesa em defesa dos interesses da população.
Com a conclusão das obras, Chã Grande dá um passo significativo para resolver um dos principais desafios da população. Enquanto os testes são feitos, a população aguarda o funcionamento efetivo da nova estrutura que promete melhorar o abastecimento de água.











