
Ismael Alves – A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) decidiu que punirá os clubes do Santa Cruz e Sport, proibindo a entrada de público em seus próximos cinco jogos. A medida foi anunciada após os confrontos violentos registrados no último sábado (1°), em Recife. A decisão já havia sido antecipada pela governadora Raquel Lyra (PSDB).
De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho, a punição visa evitar qualquer tipo de revanche entre as torcidas uniformizadas dos dois times. O impacto financeiro estimado para cada clube pode chegar a R$ 2,5 milhões, e o Estado não realizará qualquer ressarcimento. A declaração foi dada em entrevista à Folha de Pernambuco.
Os clubes, no entanto, contestam a decisão, alegando que a suspensão dos jogos com público penaliza toda a torcida e a administração das equipes. Além disso, conforme já destacado neste blog, a Inferno Coral, torcida organizada do Santa Cruz, declarou que os “Poderes competentes” alteraram a rota da caminhada da torcida no sábado, direcionando o grupo para um trajeto que facilitou o encontro com a torcida rival e culminou nos episódios de violência.
Veja o vídeo: