
Ismael Alves – Um vídeo gravado em 2025, durante uma agenda da governadora e candidata à reeleição de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), em Garanhuns, viralizou neste domingo (20) nas redes sociais. Na gravação, a governadora aparece conversando com pessoas ligadas ao Hospital Regional Dom Moura e, após ouvir o relato sobre uma mulher que estaria grávida novamente e já teria sete filhos, sugere a realização de uma laqueadura sem que a paciente fizesse a escolha.
Na sequência da conversa, Raquel afirma: “Mas faz sem ela saber! Vai!”. A mulher mencionada no diálogo não aparece nas imagens e não há informação.
A repercussão do vídeo levou Raquel Lyra a se manifestar publicamente. Em vídeo publicado nas redes sociais, a governadora reconheceu a fala e pediu desculpas, classificando o comentário como equivocado. Ela afirmou que a declaração não representa o respeito que tem pelas mulheres e defendeu o acesso ao planejamento familiar com informação e direito de escolha pela rede pública.
A laqueadura é um procedimento de esterilização cirúrgica utilizado como método contraceptivo. Pela legislação brasileira, sua realização depende da manifestação expressa da vontade da pessoa que será submetida ao procedimento, registrada por escrito, após o recebimento de informações sobre riscos, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de reversão e alternativas contraceptivas reversíveis.
A Lei nº 9.263/1996, que regulamenta o planejamento familiar, estabelece ainda que a esterilização cirúrgica realizada em desacordo com essas exigências constitui crime, com previsão de pena de dois a oito anos de reclusão e multa, caso a conduta não configure crime mais grave.
Na manifestação após a repercussão, Raquel também afirmou que a eleição deve ser discutida a partir de propostas e classificou a divulgação do episódio como uma tentativa de desviar o foco do debate sobre Pernambuco.
Leia também: Pesquisa Revista Total aponta João Campos na liderança em PE com 46,78% contra 42,61% de Raquel Lyra











