
Diretrizes de transparência pública em Pernambuco foram apresentadas no congresso da UVB-PE
Ismael Alves – Na semana passada, em Recife, foi realizado o Congresso Nacional de Gestores e Legislativos Municipais promovido pela União dos Vereadores do Brasil – Seccional Pernambuco (UVB-PE), que reuniu gestores e legisladores de diversas regiões do Brasil.
Dentre os destaques da programação esteve a palestra do Dr. Joel Júnior, PhD em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e CEO da CETASP – Centro de Tecnologia e Assessoria Pública, govtech especializada em tecnologia e soluções para governança e transparência no setor público.
Dr. Joel Júnior apresentou orientações claras sobre como agentes públicos e órgãos legislativos podem se tornar referências em transparência, um atributo essencial para a demonstração de zelo, legalidade e eficiência na administração municipal.

Mais da metade das Câmaras e Prefeituras de Pernambuco que conquistaram o Selo Ouro ou Diamante em transparência pública, distinções conferidas pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), contam com o apoio da CETASP na estruturação de seus mecanismos de controle, dados abertos, portais de transparência e cultura de prestação de contas.
Além da apresentação de Dr. Joel Júnior, o congresso contou com painéis conduzidos por especialistas em inteligência artificial, direito público, órgãos fiscalizadores e figuras políticas de expressão nacional. No último dia do evento, participaram os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, bem como a ministra de Ciência e Tecnologia Luciana Santos, comprovando o prestígio e o respeito conquistados pela UVB-PE, sob a presidência do Dr. Edmilson Henauth.












