
Ismael Alves – Em discurso na ONU, o presidente Lula (PT) defendeu a abertura de diálogo com a Venezuela e fez críticas indiretas aos EUA, ao condenar a equiparação entre criminalidade e terrorismo. Na fala, Lula também afirmou que usar força letal fora de conflito equivale a “executar pessoas sem julgamento”, leitura associada aos ataques recentes dos EUA contra embarcações suspeitas de tráfico no Caribe.
Resposta
No mesmo palco, Donald Trump destacou o combate ao narcotráfico e citou que as lanchas atingidas levariam drogas “capazes de matar mais de 25 mil americanos”, prometendo “acabar com a existência” de traficantes, discurso que fortalece a linha dura dos EUA após sucessivos ataques a embarcações na região.
A Venezuela, governada por Nicolás Maduro, cuja legitimidade é não reconhecida por Washington após denúncias de fraude eleitoral, vive escalada de tensão: o regime mobilizou e passou a treinar civis e milicianos em táticas militares, medida criticada por opositores e analistas por expor a população a riscos.
Maduro é acusado pelos EUA de chefiar o chamado Cartel de los Soles (narco-terrorismo), indiciado desde 2020, com recompensa elevada em 2025 a US$ 50 milhões por informações que levem à sua prisão ou condenação. Maduro nega as acusações.













