Ismael Alves – Durante a pré-campanha de 2022, Lula ganhou destaque ao afirmar que o conflito entre Ucrânia e Rússia seria facilmente resolvido no Brasil, “numa mesa de bar, tomando cerveja”. No entanto, já no exercício do seu terceiro mandato presidencial, a realidade tem se mostrado bem menos amigável.
Em meio a um conflito diplomático com os Estados Unidos, intensificado por críticas reiteradas a Donald Trump e pela defesa de uma moeda alternativa para enfraquecer o dólar, Lula agora enfrenta retaliações econômicas com reflexo em todos os brasileiros. A partir desta quarta-feira (6), as exportações brasileiras passaram a ser taxadas em 50% ao entrar no território norte-americano, medida imposta por Trump, embora com isenção para pouco mais de 40% dos produtos.
Além disso, Washington acusa o Brasil de censurar empresas americanas, prender opositores e perseguir adversários políticos, chamando o processo contra Bolsonaro de “caça às bruxas”. Diante desse cenário, fica a pergunta: faltou cerveja?