
Ismael Alves – O governo argentino, liderado pelo presidente Javier Milei, assinou nesta segunda-feira (28) uma carta de intenções com os Estados Unidos para reintegrar o país ao Visa Waiver Program, autorizando viagens de turismo ou negócios por até 90 dias sem visto.
O anúncio ocorreu durante visita à Buenos Aires da secretária do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, que firmou o acordo ao lado da ministra argentina da Segurança, Patricia Bullrich, em reunião com Milei e autoridades argentinas.
Para reingressar no programa, a Argentina terá de cumprir rigorosos padrões de segurança, aplicação da lei e controles migratórios, processo que deverá levar de dois a três anos antes de se tornar plenamente efetivo. Ainda não há data certa para a implementação, que exige ajustes legais e administrativos em ambos os países.
A Secretária Noem destacou que a Argentina apresenta a menor taxa de permanência além do prazo de visto entre os países latino-americanos. Também ressaltou que, sob a liderança de Milei, o país se tornou um parceiro mais sólido dos Estados Unidos.
A iniciativa também surge após a decisão argentina de permitir a entrada de visitantes chineses com visto válido para os EUA, sem necessidade de visto argentino, sinalizando uma abertura nas políticas de mobilidade internacional.