Ismael Alves – Duas enquetes realizadas no Instagram do Blog Política no Forno, aqueceram o debate sobre possíveis cenários para a sucessão presidencial de 2026, em contextos sem a presença dos principais líderes das últimas eleições: Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
No campo da esquerda, Fernando Haddad (PT) foi o mais votado para substituir Lula em uma eventual ausência na disputa. O atual ministro da Fazenda obteve 39% da preferência dos participantes, seguido de perto por Camilo Santana (PT), com 33%. Guilherme Boulos (PSOL) ficou com 23%, e Wellington Dias (PT) encerrou a lista com 5%.
Pela direita, em um cenário onde Bolsonaro não possa disputar, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece como favorito, somando 45% dos votos. Michelle Bolsonaro surge em segundo lugar, com 36%. Já Ratinho Júnior (PSD) e Ronaldo Caiado (União Brasil) obtiveram, respectivamente, 12% e 7%.
Embora sem valor científico, as enquetes refletem o termômetro político entre os seguidores do perfil, sinalizando os nomes que podem ganhar força em um cenário de renovação nas principais lideranças nacionais.