
Ismael Alves – A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Gravatá, popularmente conhecida como Verônica de Joselma, anunciou nesta quarta-feira (14) o rompimento com o atual presidente, Zé Mário, e confirmou sua candidatura à presidência da entidade. A declaração foi feita em entrevista ao blog após assembleia que definiu a Comissão Eleitoral do STR, aprovado por unanimidade pelos trabalhadores presentes. A eleição deve acontecer nos próximos meses.
Rompimento e críticas à gestão
Verônica, eleita vice em 2021, não escondeu a insatisfação com a direção de Zé Mário, que está à frente do sindicato há quase 16 anos. “Entrei com a expectativa de fortalecer nossa luta em defesa do homem e da mulher do campo, mas a gestão atual deixou de priorizar os trabalhadores e trabalhadoras. Precisamos de alternância e projetos reais”, disse. Ela criticou a falta de apoio à agricultura familiar e a distância do sindicato das demandas cotidianas dos agricultores. “O STR não pode ser um projeto de uma só pessoa. É hora de mudar e voltar os olhares para quem realmente levanta a bandeira do sindicato, que é o homem e a mulher do campo”, afirmou. Verônica tem como inspiração o legado da saudosa Joselma do Sindicato, ex-presidente do STR e referência na defesa dos direitos rurais.
Credibilidade e expectativa
Com histórico de força — foi decisiva na vitória da chapa em 2021 —, Verônica aposta no apoio de agricultores que exigem maior representatividade por parte do sindicato. “Democracia se faz com pluralidade. Esta eleição é sobre o futuro do campo”, finalizou.