O prefeito de Chã Grande, Sandro Advogado (Avante), completa 100 dias do início de sua gestão nesta quinta-feira (10). O período foi marcado por diversas conquistas para o município, com destaque para a chegada de novos veículos, equipamentos públicos como praça e Cozinha Comunitária, aumento salarial e serviços de manutenção em estradas rurais. Além disso, a gestão também mantém em dia os vencimentos dos servidores municipais, aquecendo a economia local.
Em cada área, a gestão comemora resultados importantes. Na Educação, que tem o vice, Joel Gomes, como secretário, o ano começou com a chegada de um novo ônibus escolar, que reforçou a frota do município. Também, através de uma parceria com o Governo de Pernambuco, os alunos que estudam em escolas públicas estaduais passaram a ser transportados em ônibus rodoviários, garantindo assim mais conforto para quem faz a viagem todos os dias. “Esse era um anseio de todos os estudantes de Chã Grande que precisam se deslocar até Gravatá, já que os ônibus rodoviários são mais confortáveis”, destaca Sandro Advogado.
Em janeiro, mantendo em dia a parceria com o Centro Universitário Faculdade Osman da Costa Lins (Unifacol), de Vitória de Santo Antão, foi realizado o vestibular 2025.1 de forma gratuita em Chã Grande. Dezenas de estudantes participaram, garantindo assim descontos nas mensalidades de até 50%.
Ainda na educação, a gestão municipal garantiu o reajuste aos professores chã-grandenses de 6,27%, seguindo o mesmo percentual determinado pelo Ministério da Educação para este ano. Além disso, o reajuste teve efeito retroativo ao mês de janeiro. “Sabemos da importância da categoria para o desenvolvimento de nossa cidade. Educação de qualidade se faz também com a valorização dos professores”, disse Sandro.
O precatório do Fundef foi outra conquista, já que o município teve a sua situação inscrita junto à União. A previsão é de que o pagamento ocorra já no ano que vem. Dessa forma, professores que atuaram no período, entre 1997 e 2006, receberão seus recursos, após anos de luta.
Na infraestrutura do município, a gestão deu início ao trabalho de recuperação das estradas rurais. Com a agricultura como carro forte da economia, é preciso garantir também que os agricultores possam escoar suas produções, gerando assim renda para as famílias, aquecendo também o comércio local. Também com foco na agricultura, um trator agrícola foi entregue no início do ano para fortalecer o atendimento ao homem do campo.
Na Saúde, o Hospital Geral Alfredo Alves de Lima promoveu um mutirão de pequenas cirurgias, todas realizadas no próprio bloco cirúrgico do município. Além disso, em 100 dias de gestão, nove crianças nasceram em Chã Grande, como a pequena Ana Beatriz, que foi a primeira chã-grandense a vir ao mundo em 2025, em 08 de janeiro, com exatos 2,9 kg e 50 centímetros.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ganhou um reforço importante. Uma nova ambulância foi entregue, totalmente equipada. Além disso, os profissionais receberam novos fardamentos, como forma de garantir assim um atendimento com mais qualidade para a população chã-grandense.
E por falar em população e Saúde, vale destacar também a ampliação do horário de expediente das Unidades Básicas de Saúde neste mês de abril, e a garantia do atendimento odontológico, tanto na cidade quanto na zona rural. “As Unidades de Saúde devem funcionar como a ligação com a população local, ofertando serviços básicos de qualidade. Foi pensando nisso que ampliamos o atendimento e garantimos também a oferta de procedimentos odontológicos”, comenta Sandro Advogado.
A Assistência Social, ao longo dos 100 dias, se destacou também por iniciativas como a oferta de cursos profissionalizantes para a população chã-grandense. Entre as qualificações, design de sobrancelhas, camareiras de hotéis e pousadas. Essas formações garantem aos participantes certificados e um melhor posicionamento no mercado de trabalho. Além disso, também foi inaugurada a segunda Cozinha Comunitária do município, localizada no bairro do Matadouro, que vai atender a cerca de 200 famílias com a entrega de café da manhã, lanche e almoço, de forma gratuita, todos os dias.
Também no Matadouro, foi inaugurada a nova praça da cidade, localizada no pátio principal da comunidade. Onde antes existia um terreno baldio foi construída a Praça Jaci Moreira dos Santos, numa homenagem ao ex-prefeito do município. A obra garante espaço de socialização e convivência, fortalecendo também o espaço público e ofertando opções de diversão e prática de esportes para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
O funcionalismo público de Chã Grande segue sendo respeitado, com o pagamento em dia e, em algumas oportunidades, até de forma antecipada, como forma de incentivar também a economia local. Os pagamentos ocorrem em três datas, o que faz com que o dinheiro circule no comércio, gerando emprega e renda para as pessoas. “Temos uma responsabilidade enorme em manter todos os pagamentos em dia, seguindo à risca o que tem dado certo. Dessa forma, sempre temos injeções de recursos em nossa cidade”, destaca Sandro.
Também faz parte desse período de 100 dias o Campeonato Chã-grandense, no Estádio Ewerson Simões Barbosa, onde 12 equipes abrilhantam a competição com jogos aos finais de semana.
Por fim, o calendário festivo de Chã Grande também segue a todo vapor. Nos 100 dias, duas das cinco festas tradicionais da cidade (São Sebastião e São José) já foram realizadas, além do incentivo aos blocos e troças carnavalescas. Enquanto a gestão completa o centésimo dia, a Festa do Trabalhador está sendo preparada, com uma programação que promete movimentar toda a região, nos dias 30 de abril e 1º de maio. “Nossa cidade tem um calendário de eventos muito rico e variado. É importante também manter em dia o calendário das cinco festas e incentivar também outros eventos, pois assim atraíamos visitantes e aquecemos a economia”, finaliza Sandro Advogado.