Ismael Alves – Às 22h, exatamente, o silêncio desta noite na pacata cidade de Chã Grande, município da Mata Sul de Pernambuco, foi quebrado pelo som da sirene de uma viatura do Corpo de Bombeiros, que anunciava a chegada do corpo do delegado Josenildo Belarmino, assassinado em São Paulo ontem, durante a abordagem de um criminoso que roubou seu celular e sua arma. Mas, não satisfeito, disparou quatro vezes, ceifando a vida de uma pessoa cuja trajetória estava apenas começando. A viatura do Corpo de Bombeiros chegou ao município acompanhada de várias viaturas policiais, Guarda Municipal, motos e carros de pessoas que prestavam homenagem ao tão jovem delegado.
Josenildo Belarmino, ou Júnior Belarmino, como era bastante conhecido, era inspiração para concurseiros e toda uma geração. Além de ser aprovado no concurso para delegado em São Paulo, ele havia conquistado aprovação em Pernambuco e na Paraíba para o mesmo cargo.
Quando de sua aprovação, a Câmara de Chã Grande realizou a entrega do Voto de Moção de Aplausos, reconhecendo a importância da sua conquista e o quanto aquele momento foi inspirador para tantas pessoas, além de encher uma cidade inteira de orgulho. A honraria, proposta pela vereadora Célia de Jací e aprovada por unanimidade, foi marcada pela emoção do próprio Dr. Belarmino, além de familiares e amigos que choraram de alegria.
Há pouco menos de um ano dessa homenagem, e há apenas dois meses de sua posse como delegado, o choro dos amigos e familiares se repete, mas, desta vez, de tristeza por um adeus precoce, motivado pela covardia da criminalidade. A cidade inteira, antes cheia de orgulho, hoje chora de tristeza por um filho ilustre e exemplar que retorna à casa dentro de um caixão.
Veja o vídeo: