Ismael Alves – A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Gravatá, sob o comando de Lula do Padre como secretário titular, Alex Andrade como secretário executivo e Renné Gonçalves como diretor e coordenador do Programa de Regularização Fundiária (Reurb), encerra um ciclo de quatro anos marcados por avanços significativos no município. A equipe, considerada como o tripé da pasta, demonstrou eficiência da composição montada pelo prefeito Joselito Gomes (Avante), destacando-se pela implementação de projetos que beneficiariam milhares de famílias.
Entre as principais conquistas da gestão, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, destaca-se o programa de Regularização Fundiária, que entregou gratuitamente aproximadamente 1.000 escrituras em diversos bairros e na zona rural, promovendo segurança jurídica e dignidade às famílias beneficiadas. O abastecimento de água também foi uma prioridade, com a entrega de cerca de 81,6 milhões de litros de água potável por meio de caminhões-pipa, atendendo 830 famílias em áreas mais secas do município.
Na área rural, a secretaria emitiu cerca de 500 Cadastros da Agricultura Familiar (CAF), ofereceu assistência técnica, implementou o programa de aração de terras e ampliou a distribuição de água em comunidades estratégicas. Outras iniciativas incluem a perfuração de poços tubulares, recuperação de estradas rurais e distribuição de 250 mil alevinos, promovendo o desenvolvimento da piscicultura em Gravatá.
Além disso, a secretaria promoveu ações inovadoras como a construção de uma clínica veterinária, em parceria com o deputado federal Augusto Coutinho, e a organização de agricultores para o fornecimento de alimentos à merenda escolar. Projetos estruturantes também ganharam destaque, com a elaboração de reformas para equipamentos públicos, incluindo mercados e açougues.
O balanço das atividades retrata a gestão eficiente e comprometida de Lula do Padre, Alex Andrade e Renné Gonçalves, que, juntos, fortaleceram o vínculo entre a população rural e urbana e garantiram avanços em diversas áreas, colaborando de forma eficiente com a gestão do prefeito Joselito Gomes.
Confira a íntegra do balanço:
1) REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA (REURB) – Entrega gratuita de escrituras dos imóveis em Núcleos Urbanos Informais Consolidados.
BAIRROS CONTEMPLADOS:
PORTA FLORADA II
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
MORADA DO SOL
LOTEAMENTO RIACHO DO MEL
LOTEAMENTO NOVA BAVIERA (MANDACARU)
LOTEAMENTO RIACHO VERDE (URUÇU-MIRIM)
LOTEAMENTO LABOREDO (MANDACARU) EM CARTÓRIO
TOTALIZANDO APROXIMADAMENTE 1.000 TÍTULOS ENTREGUES
2) ABASTECIMENTO D’ÁGUA ATRAVÉS DE CAMINHÃO PIPA – Na região seca (norte) do município exceto o distrito de Russinha e as comunidades de Lagoa do Fernando e Carapotós. Aproximadamente 830 famílias são beneficiadas com este programa.
Durante os 4 anos, foram entregues aproximadamente 9.600 cargas de água, isso significa 81.600.00 (Oitenta e um milhões e seiscentos mil litros) de água potável.
3) EMISSÃO DE CAF (CADASTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR) – APROXIMADAMENTE 500 CAFS EMITIDAS.
4) MANUTENÇÃO E MELHORAMENTO ABASTECIMENTO DOS DISTRITOS DE SÃO SEVERINO, URUÇU-MIRIM, MANDACARU E AVENCAS.
5) AMPLIAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO SÍTIO CANDEEIRO II.
6) PERFURAÇÃO DE 06 (SEIS) POÇOS TUBULARES (ÁGUA SALOBRA), SENDO 02 (DOIS) COM ENERGIA SOLAR, QUE ATENDEM CERCA DE 350 FAMÍLIAS.
7) ANÁLISE DE SOLO (PARCERIA COM O IPA)
8) ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS
9) PROGRAMA DE ARAÇÃO DE TERRA PARA PEQUENOS PRODUTORES
10) INCREMENTO DO PROGRAMA GARANTIA-SAFRA
11) UNIFICAÇÃO DOS AÇOUGUES DE BOVINOS, SUÍNOS E CAPRINOS
12) RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS RURAIS POR 03 (TRÊS) ANOS
13) AQUISIÇÃO DE 03 (TRÊS) CAMINHÕES CAÇAMBA, 01 (UMA) MOTONIVELADORA/PATROL E 01 (UMA) PÁ CARREGADEIRA.
14) CONSTRUÇÃO DA CLÍNICA VETERINÁRIA – EMENDA DO DEPUTADO FEDERAL AUGUSTO COUTINHO.
15) LEVANTAMENTO DAS 07 PRINCIPAIS CULTURAS AGRÍCOLAS DO MUNICÍPIO.
16) ORGANIZAÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES PARA FORNECIMENTO DE PRODUTOS PARA A MERENDA ESCOLAR.