Ismael Alves – Na reta final do segundo turno em Olinda, o então candidato a prefeito Vinicius Castello (PT) gerou uma onda de reações com uma provocação no mínimo desrespeitosa direcionada à sua adversária, Mirella Almeida (PSD). Durante a campanha, Mirella, que usou a cor laranja como identidade visual, foi alvo de um vídeo polêmico publicado por Vinicius em suas redes sociais. No vídeo, Castello aparece chupando uma laranja e, em tom sugestivo, afirma: “que laranja gostosa”. A declaração, carregada de insinuações, foi amplamente criticada por eleitores de Mirella, que, casada, mãe e cristã, interpretaram a publicação como ofensiva e de mau gosto.
A provocação de Castello ocorreu logo após um debate eleitoral. Mirella, por sua vez, evitou responder diretamente à provocação, mantendo o foco em sua campanha que defendia valores familiares e conservadores, além da continuidade do trabalho do atual prefeito Professor Lupércio.
Apesar do apoio massivo que Vinicius recebeu de figuras da esquerda, incluindo o presidente Lula (PT), o prefeito do Recife João Campos (PSB), e os senadores Teresa Leitão e Humberto Costa, além de uma série de deputados, a polêmica envolvendo o vídeo com a laranja antecedeu o dissabor de amarga derrota. Com o fechamento das urnas, Mirella Almeida venceu a disputa com 51,38% dos votos (111.613), superando Vinicius, que obteve 48,62% (105.616).
Veja o vídeo: