Ismael Alves – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), candidato à reeleição e aliado da família Ferreira, conseguiu encontrar uma justificativa inusitada para não participar dos debates eleitorais. Em uma nota oficial divulgada em suas redes sociais, Mano alegou que sua decisão de se ausentar dos debates está relacionada ao episódio ocorrido em São Paulo, no último dia 15, onde Pablo Marçal (PRTB) foi agredido por Datena (PSDB) com uma cadeirada, após ser provocado durante um debate.
Acontece que Mano Medeiros já vinha fugindo de debates antes mesmo desse episódio. Estranhamente, o prefeito decidiu se apropriar de um incidente isolado, que ocorreu a mais de dois mil quilômetros de Jaboatão, para justificar sua ausência em um momento tão importante da campanha, subestimando a inteligência do eleitorado.
O que Mano esqueceu de mencionar é que essa estratégia de evitar debates é velha conhecida no meio político. Não são poucos os candidatos que, ocupando cargos, preferem evitar o confronto direto com adversários, onde questões espinhosas poderiam ser levantadas. E, claro, melhor ficar longe das polêmicas e se escorar em “justificativas” toscas, como uma briga distante, para não se arriscar a ser questionado de frente.
Enquanto isso, a população de Jaboatão segue esperando por um confronto de ideias e propostas. E no final das contas, a cadeirada que aconteceu em São Paulo parece ter encontrado eco na cadeira vazia de Mano nos debates, e sua postura pode ser interpretada como uma cadeirada na população.
Veja a íntegra da nota:
Nota oficial
O Brasil assistiu estarrecido às cenas da cadeirada no debate desse domingo. Ocorreu em São Paulo, mas pode acontecer em qualquer lugar, porque os debates têm se caracterizado pelas agressões, insultos, desrespeito. Muitos candidatos tomam essa atitude lamentável para fazer seus recortes para Internet. Jaboatão não precisa disso. Jaboatão precisa de respeito, equilíbrio e projetos.
Então, tomei a decisão de não participar de debates nesta campanha. Esclareço que continuo disponível como sempre estive. Estou à disposição de todos os jornalistas e emissoras que desejem me convidar para entrevistas e sabatinas. Estarei pronto para prestar contas da gestão e explicar as propostas que continuarão mudando Jaboatão para melhor.
Mano Medeiros