Ste Vilela lançou sua pré-candidatura a vereadora do Recife para as eleições 2024. O evento aconteceu, no último domingo (07/07), na Livraria Jardim, no bairro da Boa Vista.
“O projeto de cidade que a gente quer está sendo gestado de forma coletiva, horizontal, a partir da escuta ativa dos recifenses que anseiam por uma Câmara Municipal do Recife mais representativa, plural, inclusiva e que conceda vez e voz para quem mais precisa”, destacou a pré-candidata.
Ste se filiou ao PSB em março deste ano em encontro, na sede do partido, que contou com a presença do prefeito João Campos, representantes de movimentos sociais, professores, acadêmicos e advogados. Reconhecida por sua trajetória no ativismo estudantil e na defesa da educação, Ste ocupou a presidência da Associação Recifense dos Estudantes Secundaristas (ARES), a presidência da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE), integrou o Conselho Estadual de Educação, e a presidência da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP Cândido Pinto).
Além disso, esteve à frente de conquistas para os estudantes, como o Passe Livre Estudantil a Lei Estadual do PROUNI Pernambuco e a expansão das escolas de ensino integral e técnicas. Aos 30 anos, Ste traz a representatividade de uma mulher negra, periférica que carrega consigo uma história de luta e dedicação em prol da educação: sua principal bandeira na corrida à Câmara Municipal do Recife.
“Eu não tenho nenhuma dúvida de que o que a gente precisa é só uma coisa: que as pessoas saibam quem é ela e que ela é pré-candidata. E as pessoas vão compreender que é fundamental ter uma pessoa como Ste na vida pública, na política, disputando as eleições. (…) Não é ela que precisa da Câmara Municipal do Recife, pelo contrário, é a Câmara que precisa dela”, enfatizou o prefeito João Campos.
“A gente precisa garantir não só a presença de Ste representando o povo do Recife, mas a gente precisa garantir a presença do sonho de cada um de vocês“, pontuou o Deputado Federal Pedro Campos.
Ste Vilela concluiu o curso de Direito recentemente na Universidade Católica de Pernambuco, na primeira turma de bolsistas, a partir da política de inclusão social da instituição. Atualmente, é presidente do Diretório Acadêmico de Direito da UNICAP e do primeiro Comitê de Relações Estudantis da OAB do Brasil em Pernambuco.