A vereadora do Recife, Missionária Michele Collins (PP), cobrou nesta quinta-feira (23), durante reunião da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife, à Prefeitura da Cidade do Recife um detalhamento das ações que serão desenvolvidas com mais um pedido de empréstimo no valor de 200 milhões de reais. A verba será emprestada pela Caixa Econômica Federal com o objetivo de investimentos em todo o território do município, para obras de saneamento, infraestrutura urbana e melhoria do sistema viário. O projeto foi aprovado na CLJ e deve ir ao plenário na próxima semana por se tratar de regime de urgência.
De acordo com a parlamentar, um empréstimo do mesmo valor foi feito no mês de março. “Em menos de dois meses o Governo Municipal coloca em pauta mais um empréstimo, de mesmo valor do anterior, para ser votado em regime de urgência. Porém, não dizem para que exatamente esse dinheiro vai ser usado. A gestão envia para o Poder Legislativo, projetos como esse em caráter de urgência, para impedir que os vereadores coloquem emendas, por exemplo. Não há debate”, asseverou, Collins.
Michele Collins lembra, ainda, do empréstimo no valor de 2 bilhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em maio do ano passado. “ Foram dois bilhões ano passado e agora mais 400 milhões só no primeiro semestre do ano. É muito dinheiro que não sabemos exatamente como vai ser usado”, questionou.
A vereadora, que compõe a CLJ da Casa José Mariano, apontou que votou contrário ao projeto, em busca de informações mais detalhadas sobre os objetivos da gestão atual. Missionária Michele pontuou também, que seguirá cobrando a transparência da aplicação de todos os valores que estão sendo tomados a título de emprestimos.