FolhaPE – As fortes chuvas que começaram a atingir a Região Metropolitana do Recife na noite desta segunda-feira (6) já estão causando diversos pontos de alagamento em toda a RMR. Para as próximas horas, a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é de que o volume de precipitações se mantenha entre moderado e forte em quase todo o Estado.
De acordo com a APAC, a previsão também é válida para as Zonas da Mata Norte e Sul, além do Agreste. Neste momento, Pernambuco está em “estado de atenção” por causa da chuva. As precipitações são causadas pela aproximação do sistema meteorológico Distúrbio Ondulatório de Leste, que deverá se intensificar na madrugada e ao longo da terça-feira (7).
Na capital pernambucana, a previsão é de que a chuva tenha um volume de 50 mm nas próximas 12 horas. A recomendação da Defesa Civil é de que os moradores das áreas de risco permaneçam atentos. Em caso de necessidade, é possível entrar em contato com o órgão por meio do telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a central está disponível 24 horas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado de chuva em parte do estado nesta segunda apresenta risco potencial. A previsão é de que o clima continue nublado e com pancadas de chuva na RMR. Para a terça, o aviso é mantido e a previsão é de muitas nuvens com chuva durante todo o dia.
No Recife, alguns pontos de alagamento já são registrados. O acúmulo da água já causa transtornos nos bairros do Pina, Boa Viagem, Ipsep, Ibura e Santo Amaro.
Em Olinda, moradores do entorno da PE-15 também já sofrem com o grande volume de chuva. Outros pontos de alagamento também foram observados nas cidades de Paulista e Abreu e Lima.