AFP – O ex-presidente Jair Bolsonaro disse que o magnata Elon Musk “preserva a liberdade” de expressão ao denunciar a censura por parte da Justiça, e chamou seus apoiadores a “lutar” para defender esse direito, em um ato neste domingo (21) na cidade do Rio de Janeiro.
Musk “é um homem que realmente preserva-se pela liberdade a todos nós. É o homem que teve a coragem de mostrar, já com algumas provas(…) para onde a nossa democracia estava indo. O quanto de liberdade nós já perdemos”, afirmou em frente à praia de Copacabana.
A pedido de Bolsonaro, a multidão agitou bandeiras do Brasil e aplaudiu com entusiasmo o proprietário da rede X, que enfrentou nos últimos dias o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a quem chamou de “ditador”.
Sob a alegação de combate à desinformação, Moraes determinou o bloqueio das contas de usuários em plataformas de internet, entre elas a X, principalmente contra críticas de bolsonaristas ao sistema de votação durante a última campanha eleitoral.
Bolsonaro denunciou “uma ditadura” e apelou a seus apoiadores a “continuarem a luta” pela defesa da liberdade de expressão, “ameaçada” no Brasil.
O político de direita, de 69 anos, pediu nas redes sociais que o evento fosse “pacífico”, sem cartazes nem faixas.
Milhares de apoiadores do ex-presidente se concentraram logo cedo em frente à praia de Copacabana, constatou a AFP.