
Pernambuco saiu de três rotas internacionais, com 9 frequências semanais, para 12 rotas em 46 voos semanais em apenas três anos e quatro meses. O número foi destacado pela vice-governadora Priscila Krause. Ela recebeu, ontem à noite no Aeroporto Internacional do Recife, os primeiros passageiros do voo inaugural entre Recife e a cidade da Praia, capital de Cabo Verde, país insular da costa ocidental da África.
A nova rota é operada pela Cabo Verde Airlines. “Este é o nono voo inaugurado de 2023 para cá, colocando Pernambuco em destaque no Nordeste e no cenário internacional”, afirmou Priscila, destacando que a nova rota é fruto do planejamento e da credibilidade do trabalho desenvolvido pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Além de Praia, agora o estado tem conexão direta com Orlando (EUA), Santiago (Chile), Córdoba (Argentina), Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Lisboa (Portugal), Porto (Portugal) e Madri (Espanha) e agora Praia (Cabo Verde). As rotas Buenos Aires e Madri são cobertas por duas companhias aéreas. Em 2023, Pernambuco tinha conexão apenas com Buenos Aires, Montevidéu e Lisboa.
A vice-governadora também destacou que o Estado está muito mais preparado para receber turistas. “A gente quer mostrar um Pernambuco mais seguro. Temos hoje mais 6.900 novos agentes de segurança trabalhando nas nossas ruas, contratados através de concursos públicos. Pernambuco vive um momento ímpar em sua segurança.”
Priscila também lembrou que a infraestrutura do Estado melhorou, tanto para receber turistas, quanto para o pernambucano. “O governo de Raquel Lyra já recuperou mais de 1.500 quilômetros de estradas pelo Estado. E o critério para estabelecer a prioridade dessas obras foi o escoamento de nossa produção e o destino turístico que elas levam. É da infraestrutura que estamos falando. A governadora Raquel Lyra sempre entendeu o turismo como uma estratégia de superar as desigualdades e democratizar acessos às oportunidades.”
As tratativas para viabilização da rota foram iniciadas em 2023, em articulação entre o Governo de Pernambuco e a Cabo Verde Airlines, com apoio da Embratur, e avançaram até a retomada da operação, reforçando o papel institucional do estado na ampliação da sua malha aérea internacional.
“Retomar esse voo após seis anos é resultado de uma política consistente do Governo do Estado de expansão da malha aérea internacional de Pernambuco. Essa conexão com Cabo Verde tem um significado especial, ela nos aproxima da África e da Europa”, disse Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
A operação tem frequência semanal, toda quarta-feira, com duração de quatro horas em ambos os sentidos e a 8 horas de Lisboa, reforçando o posicionamento de Pernambuco como ponto de conexão entre a América do Sul e a Europa.
Já está prevista a ampliação da operação ainda em 2026, com a inclusão de uma nova rota para a Ilha do Sal, também em Cabo Verde.
A retomada do voo inaugura também uma agenda concreta de fomento ao turismo e aos negócios entre os dois destinos. Entre os dias 6 e 13 de maio, Pernambuco recebe cerca de 20 representantes do setor de turismo e de negócios de Cabo Verde que vão visitar o Polo de Confecções do Agreste Pernambucano, com paradas em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.
A programação turística inclui ainda passagens por Gravatá, Recife, Olinda e Porto de Galinhas, apresentando aos visitantes a diversidade cultural e os atrativos do Estado.













