Ismael Alves – O presidente Lula (PT) decidiu mudar o tom ríspido na relação com Trump, presidente dos Estados Unidos, após o americano impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A medida de Trump ocorreu após o BRICS, palco de duras críticas protagonizadas por Lula em desfavor do mandatário da nação mais rica do mundo.
Em seguida, Trump anunciou as duras medidas contra o Brasil, alegando que o país não tem sido “bom para os EUA”, além de acusar a Justiça brasileira de censurar empresas americanas e promover “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, alegando perseguição política.
Neste domingo (13), Lula apareceu em um vídeo com tom de humor publicado nas redes sociais da primeira-dama Janja da Silva, no qual surge colhendo e degustando jaboticabas no jardim do Palácio da Alvorada. Na gravação, o presidente afirma:
“Eu vim aqui comer jabuticaba. Eu vou levar jabuticaba pro Trump. Eu acho que uma pessoa que come jabuticaba de manhã não pode estar de mau humor. Não pode querer brigar com ninguém. Uma pessoa que come jabuticaba quer paz, quer democracia, quer liberdade, quer solidariedade. E jabuticaba só dá no Brasil. Então, Trump, vou levar jabuticaba pra você.”
O gesto bem-humorado foi interpretado como uma tentativa de suavizar o clima com os Estados Unidos.
Veja o vídeo: