Ismael Alves – O americano Presidente Donald Trump defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro em rede social na segunda-feira (7), descrevendo o processo judicial contra ele como uma “witch hunt” (caça às bruxas) e exigindo que o deixem em paz:
“The only Trial that should be happening is a Trial by the Voters of Brazil – It’s called an Election. LEAVE BOLSONARO ALONE!”
(“O único julgamento que deveria acontecer é o julgamento pelos eleitores do Brasil – chama-se eleição. DEIXEM BOLSONARO EM PAZ!”).
Bolsonaro responde a acusações no Supremo Tribunal Federal que o acusam de supostamente conspirar com militares para impor golpe de Estado no Brasil; ele nega.
Lula reage nas redes sociais
Pouco depois das declarações de Trump, o presidente Lula postou no Instagram uma mensagem reafirmando a soberania nacional e a independência das instituições brasileiras:
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito.”