Uma ação coordenada pela Secretaria Executiva dos Animais em conjunto com a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (DEPOMA) apreendeu na noite de ontem (23) 5 carroças que utilizam tração animal. A ação foi solicitada pela vereadora Andreza Romero.
Para Andreza Romero, “seguir na luta contra o uso da tração animal em carroças é uma questão difícil, mas muito importante, porque esses animais são explorados dia e noite na cidade, forçados a trabalhar carregando cargas pesadas e muitas vezes em situações insalubres. E eles não têm escolha; são animais indefesos. Nós é que precisamos defender seus direitos.”
No Recife, a lei que proíbe o uso de carroças com tração animal já existe com retirada gradativa, limitando os horários que elas podem circular. O secretário dos Direitos dos Animais do Recife, Luís Romero, explicou a fiscalização de ontem: “Mesmo sabendo que é proibido, que é um crime, recebemos denúncia de um ‘pega’ de carroças na Avenida Boa Viagem e viemos coibir esse abuso. Além dos maus tratos, de colocar peso, usar chicote e torturar, eles também maltratam os animais por lazer,por diversão, rindo, brincando, como se nada estivessem fazendo. Os animais resgatados serão encaminhados para tratamento veterinário, recebendo todo o carinho que precisam, para que em seguida sejam adotados por quem realmente os merece.”
A vereadora Andreza Romero atuou como Secretária dos Animais do Recife entre maio de 2023 e março de 2024. Segundo ela, o trabalho de resgate já conseguiu salvar mais de 200 animais.