Ismael Alves – A vitória de João Campos (PSB) no último domingo (6) é mais do que uma simples reeleição. É um marco histórico que o coloca em um patamar único na política pernambucana. Com 78,11% dos votos válidos, João conquistou a marca do prefeito mais votado da história do Recife e do 4° prefeito mais votado do país nestas eleições.
O resultado nas urnas é um reflexo da confiança que a população do Recife deposita na sua capacidade de gestão. Com uma frente aberta para o segundo colocado, Gilson Machado (PL), de 596.583 votos, João demonstrou que sua popularidade não é apenas uma flutuação passageira.
Além disso, João Campos já havia entrado para a história do Recife ser o prefeito mais jovem eleito na capital pernambucana, marca conquistada em seu primeiro mandato.
Antes de assumir a prefeitura, ele alcançou a maior votação para deputado federal em Pernambuco, nas eleições de 2018, quando obteve 460.387 votos, marca que ainda não foi superada.
O próximo desafio de João Campos é concorrer ao Governo de Pernambuco, em 2026, onde enfrentará Raquel Lyra (PSDB), atual governadora. Se eleito, João alcançará outra façanha: a de governador mais jovem na história de Pernambuco.