Ismael Alves – O resultado das urnas nas eleições deste domingo (6) trouxe uma mensagem clara: o prefeito Joselito Gomes não tem que provar mais nada para ninguém. Sua liderança em Gravatá está mais do que consolidada. Em uma trajetória meteórica, Padre Joselito (Avante) conquistou sua terceira vitória em eleições partidárias, todas em um intervalo de apenas quatro anos, mostrando que a confiança da população em seu trabalho não só se manteve, como também se fortaleceu.
Joselito iniciou sua jornada política em 2020, quando decidiu disputar a prefeitura em um cenário desafiador. Na época, enfrentou Joaquim Neto (PSDB), o então prefeito que buscava reeleição e era considerado a liderança política mais forte do município. Joselito, ainda sem experiência eleitoral, surpreendeu a todos com sua vitória expressiva: 26.909 votos (54,69%) contra 20.508 votos (41,68%) de Joaquim Neto. Era o começo de uma nova era para Gravatá.
Dois anos depois, Joselito mostrou que sua força ia além do âmbito municipal. Nas eleições de 2022, ele apoiou Waldemar Borges (PSB) para deputado estadual e André Ferreira (PL) para deputado federal, garantindo a ambos as maiores votações no município. Vale lembrar que, apesar de Waldemar ser do PSB, do campo mais à esquerda, Joselito também apoiou André Ferreira, que era vice-líder do governo Bolsonaro (PL). Mesmo com esse apoio fora do maior nicho ideológico de Gravatá, André obteve 5.796 votos (13,47%), um feito impressionante para alguém que nunca havia sido votado na cidade. Waldemar Borges, por sua vez, viu seus votos crescerem de 5.167 (14,83%) em 2018, para 14.141 (31,54%), em 2022, alcançando um recorde. Ambos, tornaram-se majoritários.
Já agora, em 2024, Joselito chegou mais forte do que nunca. As urnas confirmaram aquilo que as pesquisas sérias já indicavam: Joselito estava firme e pronto para a reeleição. Enfrentou novamente o ex-prefeito Joaquim Neto, que dessa vez contava com o apoio explícito da governadora Raquel Lyra (PSDB). Além disso, ainda disputou contra outros três candidatos: Bruno Sales (Republicanos), Rodolfo Silva (Novo) e Lu Ribeiro (Psol). Porém, a vitória veio com números históricos: 32.888 votos (63,04%) contra 11.275 votos (21,61%) de Joaquim Neto. A vantagem de 21.613 votos foi a maior já registrada sobre um segundo colocado em disputas pela prefeitura de Gravatá.
Além disso, Joselito entrou para a história como o primeiro prefeito reeleito do município. Sua força política também se refletiu na Câmara Municipal, com 11 das 17 cadeiras ocupadas por vereadores de sua base, sendo que o Avante, seu partido, formou a maior bancada, com cinco eleitos.
Joselito mostrou que sua liderança não é passageira ou acidental. Com uma mensagem simples e próxima da população, ele provou, na prática, o valor de seu trabalho e o quanto suas ações fazem diferença para Gravatá. Não é preciso provar nada a ninguém quando o resultado está à vista de todos.