Ismael Alves – O Tribunal Regional Eleitoral determinou que a coligação da candidata Clarissa Tércio (PP) pague uma multa de R$ 10 mil, atendendo a uma ação judicial movida pela campanha do prefeito e candidato à reeleição, Mano Medeiros (PL). A penalidade foi aplicada devido ao impulsionamento de um vídeo publicado no Instagram, considerado ofensivo ao atual prefeito. A decisão foi proferida pela juíza Izabela Miranda Carvalhais, da 101ª Zona Eleitoral.
O vídeo, postado no dia 2 de setembro, continha declarações da candidata Clarissa Tércio, interpretando falas de Mano Medeiros sobre o Transtorno do Espectro Autista, pronunciadas durante uma sabatina na Rádio Folha de Pernambuco. Embora a juíza tenha negado o pedido de direito de resposta por parte de Medeiros, ela considerou que o impulsionamento do conteúdo trouxe uma desvantagem injusta ao candidato adversário, já que a prática amplia o alcance da crítica de forma desleal durante o processo eleitoral.
Na sua decisão, a juíza afirmou que, embora críticas impulsionadas nas redes sociais por si só não sejam ilegais, quando realizadas em desacordo com a legislação, colocam o adversário em desvantagem. Ela destacou ainda que o impulsionamento de conteúdo crítico é proibido pela Normativa Eleitoral.