
Ismael Alves – A cidade de Chã Grande, na Mata Sul de Pernambuco, acordou na manhã deste domingo (16) com fortes explosões advindas de tiros de bacamarte. Trata-se de uma programação cultural que reúne bacamarteiros no Bairro Newton Carneiro, parte alta da cidade que faz o som ecoar aos quatro cantos.
Embora, trata-se de uma manifestação cultural, é importante que os organizadores do evento, assim como os entes públicos que estão direta ou indiretamente envolvidos, possam refletir de forma mais profunda e sensível acerca do horário e local para a realização do encontro de bacamarteiros nos próximos anos.
A experiência que a população chã-grandense tem vivenciado desde as primeiras horas do raiar do sol deste domingo, não tem sido agradável. Os estrondos em horário e local inadequados têm gerando notório prejuízo ao bem-estar dos municípes, especialmente quando se trata de crianças e idosos.
Precisamos que a nossa cultura seja preservada e cada vez mais fortalecida, mas de modo de caminhe em sintonia com a legislação, a exemplo de perturbação de sossego, e o bom senso.