Ismael Alves – As fortes chuvas que caem no Recife desde a noite dessa sexta-feira (14) não dão trégua e a rotina dos recifenses já é duramente afetada pelos diversos pontos de alagamentos registrados em inúmeros pontos da capital pernambucana.
Substantivos como transtorno e medo passaram a estar mais presentes na vida de pessoas que moram em áreas de risco. A preocupação que começou na noite de sexta-feira é o mesmo sentimento que adentrou pela madrugada deste sábado. Nas redes sociais da prefeitura, onde o Poder Executivo Municipal adverte para um “estádio laranja” emitido pelo Centro de Operações do Recife (COP), internautas relatam que “não dormiram com medo das chuvas que não param”.
Registros de alagamentos nas vias públicas recifenses também permeiam as plataformas sociais e grupos de conversas online. A prefeitura orienta à população que reside em locais de risco que desabamento, deslizamento ou inundação, que procure o abrigo mais próximo por medida de segurança.
Órgãos como Defesa Civil (0800 081 3400), CTTU (0800 081 1078), SAMU (192), Emlurb (156) e Bombeiros (193) estão de prontidão e podem ser acionados através de chamadas gratuitas diante de eventuais necessidades.
A previsão é que as chuvas se mantenham intensas até o domingo (16).