
Ismael Alves – A atual direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gravatá (STR) encarou seu primeiro teste nas urnas desde que assumiu o comando da entidade. Nas eleições gerais de 2026, os deputados Doriel Barros e Carlos Veras, ambos do PT, contaram com o apoio do sindicato, que elegeu Dona Socorro para a presidência, mas tem Val Pessoa como protagonista na condução da instituição.
Nas eleições anteriores, os dois parlamentares não haviam contado com o apoio do STR, embora já tivessem Val como um importante aliado. A vitória da chapa 1 nas eleições sindicais realizadas em julho de 2025, alimentou a expectativa de que o engajamento da entidade pudesse se converter em votos e ampliar a presença eleitoral de Doriel Barros e Carlos Veras no município. Os números da eleição, porém, demonstram timidez na transferência de votos.
Doriel projetou votação expressiva após aliança com Val Pessoa
Doriel recebeu 702 votos em Gravatá. A votação foi expressiva, mas somou apenas 149 votos a mais que nas eleições de 2022, quando obteve 553 no município.
Vale lembrar que Doriel teve participação essencial no processo político que levou a chapa encabeçada por Dona Socorro à presidência do sindicato. Embora ela ocupe formalmente o cargo, Val Pessoa é quem conduz a entidade.
Carlos Veras teve redução na votação municipal
No caso do deputado federal Carlos Veras, o resultado foi de redução na votação em Gravatá. O parlamentar recebeu 882 votos em 2026, enquanto havia somado 909 nas eleições de 2022, uma diferença de 27 votos a menos.
Em 2 de setembro, durante entrevista ao Panorama Político, programa apresentado pelo editor deste blog na Rádio Líder FM (98,5 MHz), Doriel Barros declarou esperar uma votação expressiva em Gravatá, levando em consideração a novidade do apoio do sindicato, fator inédito no município em suas disputas eleitorais.

Val Pessoa surge ao centro entre os deputados Carlos Veras e Doriel Barros na articulação política e liderança do STR em Gravatá.












