
Ismael Alves – Sob a presidência do vereador Ademir Batista (Avante), a Câmara de Chã Grande tem se destacado pela realização de audiências públicas, promovendo o diálogo entre a população e os poderes constituídos. Essa iniciativa vem sendo mantida desde março de 2023, quando Ademir assumiu a presidência do Legislativo Municipal no biênio anterior. Reconduzido ao cargo em janeiro deste ano, ele segue priorizando esse formato para buscar melhorias para o município e fortalecer a cidadania.
No último dia 24, a Casa Legislativa realizou mais uma audiência pública, desta vez para debater o abastecimento de água na cidade. O encontro contou com a presença do gerente regional da Compesa, Igor Ferreira, além do prefeito Sandro Advogado, que tem se mostrado parceiro do Legislativo e comprometido com a população também nessa pauta, além de vereadores e representantes de diversos segmentos da sociedade.
Estive presente na audiência, assim como em todas as demais realizadas desde 2023. Em minha fala, lamentei a ausência de um representante do Governo de Pernambuco, que foi formalmente convidado pela Câmara, mas não compareceu. Também cobrei uma previsão concreta para a conclusão da ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), obra que deveria ter sido entregue em setembro do ano passado, ampliando de 30 para 60 litros por segundo a capacidade de tratamento de água no município. Ressaltei a importância da mobilização da Câmara para que a obra fosse retomada, já que ficou paralisada por mais de um ano após o início do governo Raquel Lyra, sendo reativada apenas após forte atuação dos poderes municipais, com destaque para audiência pública realizada na legislatura anterior, também por iniciativa de Ademir Batista, além de uma solicitação formal levada pelos parlamentares à Casa Civil, no Palácio do Campo das Princesas.
Outro ponto fundamental abordado foi a falta de compromisso da Compesa, que sequer cumpre o calendário de abastecimento divulgado em seu próprio site. Defendi que as faturas de consumidores que não receberam água durante 30 dias seguidos não devem ser cobradas. Esse pleito já havia sido formalmente apresentado ao Ministério Público pelos vereadores Célia e Ademir, recentemente, em nome de toda a Câmara, em defesa dos direitos dos consumidores.
Questionei a fala do representante da Compesa durante a audiência pública, que evitou afirmar que a conclusão da obra de ampliação da ETA encerraria a necessidade de rodízio no abastecimento. Ele optou por ser cauteloso acerca do assunto, levando em consideração estudos técnicos e fatores climáticos, evitando propagar a promessa da própria Compesa. Quase R$ 3 milhões de reais estão sendo investidos. A obra, de acordo com o gerente da Compesa, será concluída neste mês de fevereiro.
Além da minha participação, todos os populares presentes tiveram espaço garantido para se manifestar, inclusive contou com ampla participação popular.
Veja o vídeo:










